O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor, que, ao se ver refletido na água, apaixonou-se pela própria imagem refletida.
O conceito de egoísmo excessivo tem sido reconhecido ao longo da história. Na Grécia antiga, o conceito foi entendido como arrogância.
⠀
Quais são as características do transtorno de personalidade narcisista?
- Irritação e nervosismo quando contrariados;
- Senso exagerado de superioridade e importância;
- Crença de ser especial e único;
- Ausência de empatia.
⠀
Normalmente, narcisistas são arrogantes e não se constrangem em cometer atitudes esnobes e abusivas com pessoas que julgam não estar à altura de seu “altíssimo” padrão de inteligência, competência, valores, moral etc. Criticar, diminuir e acreditar que os outros são inferiores ajuda-os a reforçar e fortalecer a convicção que têm da própria superioridade.
⠀
Bem diferente da história mitológica de Narciso, indivíduos com transtorno de personalidade narcisista não têm um amor excessivo por si mesmos. Ao contrário, são pessoas com autoestima baixíssima, autoimagem distorcida, e emoções instáveis, além de um caráter duvidoso e brutal.
⠀
Tudo isso afeta diretamente sua vida profissional, social, afetiva e familiar. Em casos mais agressivos ocasiona ansiedade, depressão e consumo de álcool e drogas.
⚠Por isso é muito importante buscar ajuda profissional para um acompanhamento psicológico!!
⠀
✨O que achou do post? Vou gostar de saber!!
Psicóloga Jéssica Rodriguez - CRP 01/21148
Baseado no texto: https://blog.psicologiaviva.com.br/transtorno-de-personalidade-narcisista/
Commentaires